top of page
  • Foto do escritorLuiz Henrique Miranda

Turismo paulista inova mais uma vez



Prof. Mario Beni, Aristides Cury e Walter Teixeira e Vinícius Lummertz
Prof. Mario Beni, Aristides Cury e Walter Teixeira e Vinícius Lummertz

A cerimônia de entrega do Prêmio Top Destinos Turísticos aos municípios e às regiões turísticas paulistas com melhor desempenho no concurso, em 2022, será realizada dia 7 de dezembro, no Memorial da América Latina, a partir das 18h00.


“O evento também será palco de lançamento do Troféu Professor Mario Beni*, pelo qual se pretende, anualmente, render homenagem a quem, por sua trajetória profissional e realizações no último ano, mais tenha contribuído para o desenvolvimento do turismo no Brasil”, informa Aristides Cury, presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil -- ADVB.

“Ao instituirmos prêmio que reconhece em vida os relevantes serviços prestados por um dos precursores da sistematização do conhecimento, aplicável à gestão pública e privada na dimensão da economia do visitante, damos visibilidade à importância do turismo como vetor estratégico do desenvolvimento sustentável e regenerativo”, afirma Walter Teixeira, presidente da Skål Internacional São Paulo.

Clique e confira a entrevista na qual o professor Mario Beni discorre sobre quais são os critérios em que ele se baseia para a escolha de Vinícius Lummertz, a primeira pessoa a ser homenageada.


Top Finalistas 2022

Em sua 4ª edição, o Top Destinos Turísticos, que é realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional São Paulo, conta com auditoria da Russel Bedford, apoios e patrocínios da inciativa privada, a exemplo da Accor Hotels.

Desde a 1ª edição, o Prêmio Top Destinos Turísticos está alinhado aos objetivos do marketing 360º, estimula a realização de campanhas que articulem todos os canais relevantes para o público-alvo. Ou seja: a comunicação interativa em redes sociais torna o cidadão, que recebe e visita um município, o mais eficaz veículo de comunicação e promoção turística. “Um dos grandes legados do Top decorre do engajamento da sociedade civil nas campanhas realizadas em busca de votos obtidos por meios digitais e ativações presenciais”, complementa Cury.

De acordo com o regulamento, a etapa de votação popular compõe o ranking dos municípios com as maiores médias ponderadas de votos, segundo o tamanho da população residente. Segue-se a votação do júri técnico, que é formado por profissionais de reconhecida competência.

A inciativa contribui com a estratégia de regionalização turística e terá, mais uma vez, apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. E, também, das entidades parceiras: Associação Paulista de Municípios – APP; Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo – Aprecesp; Associação dos Municípios de Interesse Turístico – AMITESP; União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP e São Paulo Convention and Visitors Bureau – Visite São Paulo.


Segue a relação dos três municípios Top Finalistas em cada uma das categorias da premiação – as quais correspondem a diferentes segmentos de mercado:

Turismo de Pesca

Iguape

Mongaguá

Presidente Epitácio

Turismo de Parques Temáticos

Indaiatuba

Itu

Itapeva

Turismo de Esportes Boituva

Santos

Praia Grande

Ecoturismo Caraguatatuba

Ilha Comprida

Ubatuba

Turismo Náutico Itanhaém

Bertioga

Guarujá

Turismo de Estudos e Intercâmbio

Águas de Lindóia Araçatuba

Eldorado

Turismo de Sol & Praia Ubatuba

Praia Grande

Peruíbe

Turismo de Aventura

São Pedro Pindamonhangaba Socorro

Turismo de Negócios e Eventos

Atibaia

Sud Mennucci

Tatuí

Turismo de Compras

Jaú

São Vicente

Serra Negra

Turismo Gastronômico Pindamonhangaba

São Roque

Vinhedo

Turismo de Parques Naturais

Apiaí

Cananéia

Iporanga

Turismo Cultural Itanhaém

Botucatu

Indaiatuba

Turismo Social

Socorro

Águas de Santa Bárbara São Sebastião

Turismo de Saúde

Águas de São Pedro Sorocaba

Ibirá

Turismo Rural

Vinhedo

Caconde

Jundiaí

Sobre o Professor Mario Beni

Doutor em Ciências da Comunicação e Livre Docente em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Mestre em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP); Professor titular aposentado da ECA/USP; professor do curso de Pós Graduação da UnB - Universidade de Brasília; Professor convidado de diversos programas de pós graduação stricto sensu em Turismo e Hospitalidade no país. Professor efetivo o Programa de Pós Graduação Doutorado da Universidade de Caxias do Sul - UCS, e no exterior.

É colaborador de importantes periódicos científicos de Turismo. Foi editor associado de Annals of Tourism Research. Pertence ao Conselho Superior da Internacional Association of Cientific Experts in Tourism e da International Academy of Tourism. Foi membro do Comitê de Ética da Organização Mundial do Turismo, representando as Américas. É membro da Associação Mundial de Formação em Hotelaria e Turismo, pela qual foi agraciado com o Prêmio Tourism Award 2003. Autor de livros na área de Turismo. Membro do Conselho nacional de Turismo do Ministério do Turismo e pertencente à academia Brasileira de Eventos e Turismo. Reitor da Universidade Corporativa e presidente do Conselho Nacional da Confederação nacional de Turismo.


Sobre Vinícius Lummertz

Vinicius Lummertz é secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo desde 2019. Sua vida pública é pautada pelo trabalho a favor do desenvolvimento econômico, com foco no crescimento sustentável com geração de emprego e renda. Na última década, tem se dedicado especialmente ao Turismo, tendo sido ministro do Turismo na gestão do presidente Michel Temer, presidente da Embratur de 2015 a 2018 e secretário nacional de políticas de turismo de 2012 a 2015. Além disso, foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis, secretário de Articulação Internacional e de Planejamento, Orçamento e Gestão de Santa Catarina no governo de Luiz Henrique da Silveira. Ocupou diversos cargos de direção no Sebrae. É formado pela Universidade Americana de Paris em Ciência Políticas, além de contar com cursos de gestão na Kennedy School da Harvard University e no IMD de Lausanne.

Como secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, implementou política de regionalização do Turismo; realizou a maior e mais eficaz campanha promocional dos destinos turísticos do estado em parceria com o São Paulo Convention and Visitors Bureau e Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Com apoio da Alesp instituiu Distritos Turísticos no Estado e alcançou os melhores indicadores de desempenho socioeconômico para a atividade turística, retratados por diversos indicadores, tais como: participação no PIB; geração de empregos; ingresso de divisas; inclusão de novos destinos na prateleira das operadoras de turismo e agências de viagens, entre outros.










Comments


bottom of page