Luiz Henrique Miranda
Turismo paulista inova mais uma vez
A cerimônia de entrega do Prêmio Top Destinos Turísticos aos municípios e às regiões turísticas paulistas com melhor desempenho no concurso, em 2022, será realizada dia 7 de dezembro, no Memorial da América Latina, a partir das 18h00.
“O evento também será palco de lançamento do Troféu Professor Mario Beni*, pelo qual se pretende, anualmente, render homenagem a quem, por sua trajetória profissional e realizações no último ano, mais tenha contribuído para o desenvolvimento do turismo no Brasil”, informa Aristides Cury, presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil -- ADVB.
“Ao instituirmos prêmio que reconhece em vida os relevantes serviços prestados por um dos precursores da sistematização do conhecimento, aplicável à gestão pública e privada na dimensão da economia do visitante, damos visibilidade à importância do turismo como vetor estratégico do desenvolvimento sustentável e regenerativo”, afirma Walter Teixeira, presidente da Skål Internacional São Paulo.
Clique e confira a entrevista na qual o professor Mario Beni discorre sobre quais são os critérios em que ele se baseia para a escolha de Vinícius Lummertz, a primeira pessoa a ser homenageada.
Top Finalistas 2022
Em sua 4ª edição, o Top Destinos Turísticos, que é realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional São Paulo, conta com auditoria da Russel Bedford, apoios e patrocínios da inciativa privada, a exemplo da Accor Hotels.
Desde a 1ª edição, o Prêmio Top Destinos Turísticos está alinhado aos objetivos do marketing 360º, estimula a realização de campanhas que articulem todos os canais relevantes para o público-alvo. Ou seja: a comunicação interativa em redes sociais torna o cidadão, que recebe e visita um município, o mais eficaz veículo de comunicação e promoção turística. “Um dos grandes legados do Top decorre do engajamento da sociedade civil nas campanhas realizadas em busca de votos obtidos por meios digitais e ativações presenciais”, complementa Cury.
De acordo com o regulamento, a etapa de votação popular compõe o ranking dos municípios com as maiores médias ponderadas de votos, segundo o tamanho da população residente. Segue-se a votação do júri técnico, que é formado por profissionais de reconhecida competência.
A inciativa contribui com a estratégia de regionalização turística e terá, mais uma vez, apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. E, também, das entidades parceiras: Associação Paulista de Municípios – APP; Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo – Aprecesp; Associação dos Municípios de Interesse Turístico – AMITESP; União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP e São Paulo Convention and Visitors Bureau – Visite São Paulo.
Segue a relação dos três municípios Top Finalistas em cada uma das categorias da premiação – as quais correspondem a diferentes segmentos de mercado:
Turismo de Pesca Iguape Mongaguá Presidente Epitácio | Turismo de Parques Temáticos Indaiatuba Itu Itapeva | Turismo de Esportes Boituva Santos Praia Grande |
Ecoturismo Caraguatatuba Ilha Comprida Ubatuba | Turismo Náutico Itanhaém Bertioga Guarujá | Turismo de Estudos e Intercâmbio Águas de Lindóia Araçatuba Eldorado |
Turismo de Sol & Praia Ubatuba Praia Grande Peruíbe | Turismo de Aventura São Pedro Pindamonhangaba Socorro | Turismo de Negócios e Eventos Atibaia Sud Mennucci Tatuí |
Turismo de Compras Jaú São Vicente Serra Negra | Turismo Gastronômico Pindamonhangaba São Roque Vinhedo | Turismo de Parques Naturais Apiaí Cananéia Iporanga |
Turismo Cultural Itanhaém Botucatu Indaiatuba | Turismo Social Socorro Águas de Santa Bárbara São Sebastião | Turismo de Saúde Águas de São Pedro Sorocaba Ibirá |
Turismo Rural Vinhedo Caconde Jundiaí | | |
Sobre o Professor Mario Beni
Doutor em Ciências da Comunicação e Livre Docente em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Mestre em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP); Professor titular aposentado da ECA/USP; professor do curso de Pós Graduação da UnB - Universidade de Brasília; Professor convidado de diversos programas de pós graduação stricto sensu em Turismo e Hospitalidade no país. Professor efetivo o Programa de Pós Graduação Doutorado da Universidade de Caxias do Sul - UCS, e no exterior.
É colaborador de importantes periódicos científicos de Turismo. Foi editor associado de Annals of Tourism Research. Pertence ao Conselho Superior da Internacional Association of Cientific Experts in Tourism e da International Academy of Tourism. Foi membro do Comitê de Ética da Organização Mundial do Turismo, representando as Américas. É membro da Associação Mundial de Formação em Hotelaria e Turismo, pela qual foi agraciado com o Prêmio Tourism Award 2003. Autor de livros na área de Turismo. Membro do Conselho nacional de Turismo do Ministério do Turismo e pertencente à academia Brasileira de Eventos e Turismo. Reitor da Universidade Corporativa e presidente do Conselho Nacional da Confederação nacional de Turismo.
Sobre Vinícius Lummertz
Vinicius Lummertz é secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo desde 2019. Sua vida pública é pautada pelo trabalho a favor do desenvolvimento econômico, com foco no crescimento sustentável com geração de emprego e renda. Na última década, tem se dedicado especialmente ao Turismo, tendo sido ministro do Turismo na gestão do presidente Michel Temer, presidente da Embratur de 2015 a 2018 e secretário nacional de políticas de turismo de 2012 a 2015. Além disso, foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis, secretário de Articulação Internacional e de Planejamento, Orçamento e Gestão de Santa Catarina no governo de Luiz Henrique da Silveira. Ocupou diversos cargos de direção no Sebrae. É formado pela Universidade Americana de Paris em Ciência Políticas, além de contar com cursos de gestão na Kennedy School da Harvard University e no IMD de Lausanne.
Como secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, implementou política de regionalização do Turismo; realizou a maior e mais eficaz campanha promocional dos destinos turísticos do estado em parceria com o São Paulo Convention and Visitors Bureau e Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Com apoio da Alesp instituiu Distritos Turísticos no Estado e alcançou os melhores indicadores de desempenho socioeconômico para a atividade turística, retratados por diversos indicadores, tais como: participação no PIB; geração de empregos; ingresso de divisas; inclusão de novos destinos na prateleira das operadoras de turismo e agências de viagens, entre outros.
Commenti