top of page
  • Foto do escritorLuiz Henrique Miranda

Eleitos 17 destinos turísticos Top Campeões de SP em 2022

O maior reconhecimento às cidades que investem e acreditam no turismo como potencial gerador de riqueza e autoestima da população.

Fotos Ken Chu


A cerimônia de entrega do Prêmio Top Destinos Turísticos aos municípios e às regiões turísticas paulistas com melhor desempenho no concurso, em 2022, foi realizada dia 7 de dezembro, no Memorial da América Latina, na capital do Estado (SP), considerada hour concours segundo regulamento do certame.

Em sua 4ª edição, o Auditório Simón Bolívar reuniu lideranças do poder público, da iniciativa privada e de entidades do terceiro setor dos municípios paulistas vencedores do Prêmio Top Destinos Turísticos, realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional São Paulo.

“Legal ver a casa cheia!”, foram as palavras iniciais de Aristides Cury, presidente da ADVB, ao agradecer a presença de todos e lembrar que, às vésperas de completar 67 anos (maio de 2023), a ADVB atua em três pilares:

Conhecimento, disseminado por meio de cursos presencias in company e para o EaD; relacionamento (networking) e reconhecimento do valor da atividade de vendas, com premiações: “Personalidade de Vendas”; “Top de Marketing”, “Top de Sustentabilidade” e “Top Destinos Turísticos”, em parceria com a Skål Internacional São Paulo, lançados em 1962, 1973, 2002 e 2018, respectivamente.

Walter Teixeira, presidente da Skål Internacional São Paulo, fez a entrega do Troféu de Hour Concours para Rodolfo Marinho, Secretário Municipal de Turismo. Skål Internacional está presente em 86 países e congrega mais de 13 mil profissionais líderes dos diferentes elos que compõem a matriz econômica do amplo setor de Viagens, Turismo e Eventos.

Top critérios dos destinos vencedores

De acordo com o regulamento, existem duas etapas de votação. Primeiro, a votação popular (um único voto por e-mail) compõe o ranking dos municípios com as maiores médias ponderadas de votos, segundo o tamanho da população residente. Na etapa seguinte, o júri técnico, formado por profissionais de reconhecida competência, avalia os três municípios finalistas.

A somatória dos pontos determina quem fica com o Troféu Top Campeão em cada uma das 17 categorias da premiação. Desde a edição anterior, são premiadas também as três regiões turísticas que mais se destacaram entre as 44 existentes no Estado de São Paulo. Todo o processo é auditado e certificado pela Russell Bedford Brasil.

A inciativa contribui com a estratégia de regionalização turística e teve, mais uma vez, apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. E, também, das entidades parceiras: Associação Paulista de Municípios – APP; Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo – Aprecesp; Associação dos Municípios de Interesse Turístico – AMITESP; União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP e São Paulo Convention and Visitors Bureau – Visite São Paulo.

“A cidade de São Paulo sempre foi protagonista no Turismo mundial. E o ano de 2022 é um divisor de águas para o Turismo mundial. Com a volta da Secretaria Municipal de Turismo, no último mês de maio, programamos para 2023 e 2024 projetos primorosos – os quais desenham máxima competitividade para a cidade e, também, para o país”, antecipou o representante do prefeito Ricardo Nunes.

Em 2022, foram inscritos 130 municípios turísticos paulistas. E entregues 54 certificados para 44 Top Finalistas e mais 17 Troféus, aos Top Campeões, nas categorias do concurso – as quais correspondem aos segmentos de mercado:

Turismo de Pesca Iguape Mongaguá Presidente Epitácio – Top Campeão

Ecoturismo Caraguatatuba Ilha Comprida – Top Campeão Ubatuba

Turismo de Sol & Praia Ubatuba Praia Grande – Top Campeão Peruíbe

Turismo de Compras Jaú – Top Campeão São Vicente – Top Campeão Serra Negra – Top Campeão

Turismo Cultural Itanhaém Botucatu – Top Campeão Indaiatuba

Turismo de Parques Temáticos Indaiatuba – Top Campeão Itu Itapeva

Turismo Náutico Itanhaém Bertioga Guarujá – Top Campeão

Turismo de Aventura São Pedro Pindamonhangaba Socorro – Top Campeão

Turismo Gastronômico Pindamonhangaba São Roque – Top Campeão Vinhedo

Turismo Social Socorro Águas de Santa Bárbara São Sebastião – Top Campeão

Turismo de Esportes Boituva Santos – Top Campeão Praia Grande

Turismo de Estudos e Intercâmbio Águas de Lindóia Araçatuba – Top Campeão Eldorado

Turismo de Negócios e Eventos Atibaia – Top Campeão Sud Mennucci Tatuí

Turismo de Parques Naturais Apiaí Cananéia – Top Campeão Iporanga

Turismo de Saúde Águas de São Pedro – Top Campeão Sorocaba Ibirá

Turismo Rural Vinhedo – Top Campeão Caconde Jundiaí

Turismo Religioso Aparecida – Top Campeão Ibirá Tambaú

A venda de um destino turístico requer o engajamento da população residente e visitante – o que exige superação de diferenças e a busca de objetivo comum. Desde a 1ª edição, o Prêmio Top Destinos Turísticos está alinhado aos objetivos do marketing 360º, estimula a realização de campanhas que articulem todos os canais relevantes para o público-alvo.

Troféu Professor Mario Beni

Internacionalmente premiadíssimo, o professor Mario Beni sua gratidão pela criação do troféu que tem o seu nome e “pelo tempo que a vida me ofereceu e que procurei colocar a serviço de um setor, de uma atividade, de um ensino, tão transdisciplinar, tão nobremente cultural e integrador de povos, quanto é o Turismo”. Beni escolheu agraciar Vinícius Lummertz, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por entender a ação do Estado na estrutura Administração Pública do Turismo, oferecendo capacidade institucional para gestão sustentável do setor”, justificou.

“O Prêmio Professor Mario Beni é o grande fato deste momento, não o premiado. E se for o premiado, é a sua equipe, assim como todos os parceiros, os prefeitos e secretários municipais e estaduais de outras pastas, o trade turístico que me permitiu aqui fazer um chamado, muito bem resolvido academicamente pelos ensinamentos do professor Mario Beni e que nós buscamos colocar em prática. Duas grandes intenções nós tínhamos quando aqui chegamos. A primeira foi colocar o Turismo na agenda econômica e política deste país. Essa é a essência e o mais importante. É o que pode mais nos ajudar”, afirmou Lummertz.

Várias realizações foram mencionadas em depoimentos exibidos em vídeo no evento, bem como resultados práticos que embasam a distinção feita pelo professor Mario Beni, tais como Distritos Turísticos, Rotas Gastronômicas, Rotas Cênicas, parcerias com Sebrae, entre outros programas rederam e projetam trajetória de crescimento real de pelo menos 40% até 2030 para o Turismo no Estado de São Paulo.

O agraciado concluiu a cerimônia destacando o fato de 180 mil alunos do ensino fundamental e do estudam o Turismo nas escolas do Estado de São Paulo. “O Turismo no seu sentido mais amplo; uma grade curricular fantástica, aprendendo a ser guia, a fazer Plano Municipal de Turismo, aprendendo a fazer empresa”, afirmou.

Vinícius Lummertz terminai sua gestão com a participação de R$ 220 bilhões do Turismo na composição do PIB do Estado e projeção de gerar mais 3 milhões de empregos até 2030.



Mais informações para a imprensa:

Luiz Henrique Miranda

Agência Amigo! Comunicação Integrada

WhatsApp: 11 99658-8766


Comentários


bottom of page